Ao final da década de 70, mais precisamente em 1979 em plena ditadura militar, que torturava e matava seus opositores,
houve um grande arrocho salarial e a direção do sindicato na época, fazia vistas grossas ao que estava ocorrendo, quando eclodiu a grande greve e a repressão policial atuou agressivamente ferindo e prendendo vários trabalhadores. Cansados de tanto descaso da direção do sindicato, um grupo se organizou, montando uma chapa de oposição, disputando as eleições e em agosto de 1980, com os votos da maioria dos trabalhadores, saiu vitoriosa, permanecendo na direção do sindicato.
Com a iniciativa do Sintracon, houve várias outras oposições sindicais no estado do Paraná.
Desde aquele período para cá, tivemos vários companheiros na diretoria deste sindicato, hoje SINTRACON-CURITIBA.
No decorrer destes anos todos, desde a sua fundação até os dias de hoje, o SINTRACON-CURITIBA, enfrentou inúmeras greves, processos cassações e mesmo assim tem atuado incansavelmente em favor da classe trabalhadora.
Com a fundação da Central Única dos Trabalhadores em agosto de 1983 em São Paulo e em 1985 no Paraná, foi um dos primeiros sindicatos a filiar-se na CUT no estado.
Hoje o SINTRACON – CURITIBA possui ampla sede social, localizada na rua Mateus Leme, n° 324, desde 1989, isso graças à garra e perseverança de todos que se empenham na luta por um futuro promissor para toda categoria da Construção Civil, Olaria e Cerâmica para Construção de toda grande Curitiba.